quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

DORSAL ATLÂNTICA: O Metal Brazuca.



 
Por: Adão Lima de Souza

Dorsal Atlântica, banda brasileira de thrash metal, foi fundada no Rio de Janeiro, em 1981, e influenciou bandas como Sepultura e Korzus.

 A origem da banda remonta a uma festa de escola, em que o guitarrista Carlos “Vândalo” Lopes, de cara pintada como Gene Simmons do Kiss, agitou a galera tocando covers de Ted Nugent, o próprio Kiss, Made In Brazil e Black Sabbath. A partir daí surgia no cenário tupiniquim uma representante legítima do Heavy Metal cantado em Língua Portuguesa.

De forma aleatória batizaram a banda com o nome Dorsal Atlântica e caíram na estrada, lançando seu trabalho autoral no primeiro Rock In Rio, em 1985, um disco de rock pesado como nenhuma outra banda brasileira tinha feito.

Neste período, o baterista Marcos “Animal”, fã da banda, foi convidado a fazer parte da trupe, permanecendo por um ano.

Em 1986, lançaram o disco “Antes do Fim”, por uma gravadora paulistana, acostumando a cidade de São Paulo ao hardcore e os cabelos compridos dos headbangers.

O álbum vendeu oficialmente 3.000 cópias, em que pese afirmações de que o número exato seria 10.000, tendo os proprietários da matriz escondido a verdade para não dividir o lucro, ademais eram tempos em que não havia controle sobre a produção de unidades no Brasil. Apesar disso, o álbum foi escolhido o melhor do ano. E a banda seguia lotando shows no Rio, Minas Gerais e São Paulo, consolidando sua legião de fãs país.

Ainda em 1986, a Dorsal Atlântica abriu o primeiro show underground internacional ocorrido no país, em que participavam Venon e Exciter, no Maracanãzinho. Após isso, fizeram shows internacionais nos Estados Unidos e na Alemanha, e abriram o show do Motörhead em Porto Alegre.

Em 1988 a banda foi convocada para tocar no Monster of Rock, festival tradicional na Europa e que trazia como atrações bandas como Slayer e Megadeth, fazendo pipocar pelo país  fã-clubes que perduram até hoje.

Há dois anos, depois idas e vindas, a Dorsal Atlântica ensaiou sua volta com o álbum 2012.

Formação Atual:
Carlos “Vândalo” Lopes – vocal e guitarra;
Cláudio”Cro-Magnon” Lopes – baixo;
Toinho “Hardcore” – bateria.

Discografia

Álbuns de estúdio
Álbuns ao vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário