Esta tendência tem por influência os estudos de crítica
das instituições em favor de um projeto autogestionário, desenvolvidos por
Maurício Tragtenberg (1929-1998) mesmo não sendo um trabalho voltado
diretamente à pedagogia. Contudo, ao propor um processo essencialmente de
autogestão das instituições, busca superar os vários limites da burocracia
institucional e, na maioria das vezes, também pedagógica. Temos como
representantes dessa tendência alguns teóricos conhecidos, como: Freinet,
Vasquez, Oury, Ferrer e Guardia, entre outros.
Como princípios fundamentais da Pedagogia Libertária,
podemos destacar a preocupação em transformar a personalidade dos alunos num
sentido libertário e autogestionário. A educação, por meio da escola, deve
estar baseada na participação grupal, favorecendo os processos de distribuição
do poder, via assembleias, reuniões, conselhos, eleições, entre outros
mecanismos antiautoritários. Este procedimento tem por intenção garantir a
participação de todos os agentes, envolvidos no processo educativo, buscando
estimular à autonomia dos alunos a solidariedade.
As ações pedagógicas devem partir do princípio do não
controle, isto é, os alunos não são obrigados a participar de nenhuma atividade
que não queiram, contudo, é função do grupo e do professor compreender porque
este aluno não quer estar incluído. O poder do professor, de forma alguma, deve
ser referência nas ações pedagógicas, pois o professor deve ser um orientador,
um catalisador, um membro a mais do grupo escolar, estimulando os processos de
reflexão e aprendizado.
São os alunos que definem o que se deve estudar, sem
necessariamente haver um rol de disciplinas e conteúdos predefinidos. O
conhecimento é construído na fusão dos trabalhos intelectual e manual, buscando
sempre uma resposta às necessidades e às exigências das questões vinculadas à
vida de cada um, em seus aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais,
entre outros.
“Método de ensino da Pedagogia Libertária: é na vivência grupal, na forma de autogestão, que os alunos buscarão encontrar as bases mais satisfatórias de sua própria 'instituição', graças à sua própria iniciativa e sem qualquer forma de poder. Trata-se de 'colocar nas mãos dos alunos tudo o que for possível: o conjunto da vida, as atividades e a organização do trabalho no interior da escola (menos a elaboração dos programas e decisão dos exames que não dependem nem dos docentes, nem dos alunos)'. Os alunos têm liberdade de trabalhar ou não, ficando o interesse pedagógico na dependência de suas necessidades ou das do grupo.
“Método de ensino da Pedagogia Libertária: é na vivência grupal, na forma de autogestão, que os alunos buscarão encontrar as bases mais satisfatórias de sua própria 'instituição', graças à sua própria iniciativa e sem qualquer forma de poder. Trata-se de 'colocar nas mãos dos alunos tudo o que for possível: o conjunto da vida, as atividades e a organização do trabalho no interior da escola (menos a elaboração dos programas e decisão dos exames que não dependem nem dos docentes, nem dos alunos)'. Os alunos têm liberdade de trabalhar ou não, ficando o interesse pedagógico na dependência de suas necessidades ou das do grupo.
O
progresso da autonomia, excluída qualquer direção de fora do grupo, dá-se num
'crescendo': primeiramente oportunidade de contatos, aberturas, relações
informais entre os alunos. Em seguida, o grupo começa a organizar-se, de modo a
que todos possam participar de discussões, cooperativas, assembleias, isto é,
diversas formas de participação e expressão pela palavra; quem quiser fazer
outra coisa, ou entra em acordo com o grupo, ou se retira. No terceiro momento,
o grupo organiza-se de forma mais efetiva e, finalmente, no quarto momento,
parte para a execução do trabalho.
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